Tire suas dúvidas sobre Financiamento
1 - Quais os documentos necessários para o Financiamento Habitacional?
- RG/CPF
- Certidão de estado civil.
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Extratos bancários
- Declaração do empregador
- IR 2014/2015 completo com recibo
- Extrato FGTS
- Carteira de Trabalho
2- Quem pode participar do Programa Minha Casa Minha Vida?
Podem participar pessoas ou famílias:
- Com renda mensal de até R$ 5.000,00;
- Que não tenham outro imóvel em seu nome;
- Que não tenham participado de outro programa habitacional;
- Que não tenham restrições cadastrais em seu nome.
3- Os profissionais liberais ou autônomos podem solicitar um financiamento imobiliário?
Sim, mas precisam ter capacidade financeira calculada com base na renda apresentada e devidamente comprovada, de acordo com a exigência da instituição financeira que escolher para financiar seu imóvel.
4- No caso de casais, é possível somar as rendas?
Sim, é aceita a soma de rendas para casais ou em união estável, noivos (proclamas), solteiro(a), viúvo(a). Demais situações são avaliadas caso a caso.
5- Posso utilizar meu FGTS na compra do primeiro imóvel?
Sim, quanto mais tempo você tiver trabalhado, mais poderá utilizar para reduzir do seu financiamento. O saldo do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderá lhe ajudar a adquirir seu imóvel novo.
A soma dos depósitos feitos pelos seus empregadores poderá ser usada para abater saldo devedor, prestações ou mesmo reduzir o valor inicial do financiamento.
Consulte aqui o saldo do seu FGTS e planeje a aquisição do imóvel novo.
6- Qual o valor máximo de financiamento imobiliário residencial?
O valor total a ser financiado varia conforme a instituição financeira contratada, mas a grande maioria tem como percentual máximo de 80%. No caso do programa Minha Casa Minha Vida o valor pode chegar até 90% do valor do imóvel.
7- O que é o subsídio?
Parte do valor do imóvel que será pago pelo governo. O subsídio varia de cidade para cidade.
8- Qual o valor máximo de subsídio no Minha Casa Minha Vida?
Na cidade de Joinville o limite máximo é de R$17.960,00. Este valor varia de acordo com a renda bruta familiar.
9- Qual o valor máximo da minha primeira parcela?
A primeira parcela não poderá ultrapassar mais do que 30% da renda bruta apresentada para financiamento junto ao banco.
10- Quanto pago de juros no programa MCMV?
Faixa de Renda | Tx. anual de juros |
---|---|
Até R$ 2.455,00 | 4,5% + TR* |
R$ 2.455,01 a R$ 3.275,00 | 5,6% + TR* |
R$ 3.275,01 a R$ 5.000,00 | 6,8% + TR* |
11- Tenho restrições no Serasa/SCP, posso financiar um imóvel?
Todo cliente que pleiteia um financiamento tem que estar sem nenhuma restrição junto a Serasa/SCP nos últimos 90 dias da data de solicitação do financiamento junto à instituição financeira.
12- Eu posso adiantar algumas prestações do financiamento imobiliário?
Sim, isto se chama amortização. O cliente pode, a qualquer momento, com recursos próprios ou do FGTS amortizar o saldo devedor, reduzindo o prazo de financiamento ou o valor das prestações, respeitado o limite estipulado na legislação vigente.
13- O que é Tabela SAC – Sistema de Amortização Constante?
Trata-se do sistema atualmente mais utilizado pelos bancos e corresponde ao cálculo da prestação mensal do financiamento, composta de amortização e juros. Ao longo do prazo a amortização é constante, reduzindo o valor do principal. Como o valor dos juros é calculado com base no principal, este tende a ser decrescente. Assim, neste sistema a parcela inicial é maior, porém decresce ao longo do prazo. O saldo devedor decresce a partir do 1º pagamento da prestação.
14- O que é Tabela Price?
É um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (parcelas) iguais.
Cada prestação é composta de uma cota de amortização e juros. A prestação inicial tende a ser menor e só é aumentada em razão da aplicação da taxa referencial.
15- Quais são as taxas e impostos que incidem sobre a compra de um imóvel financiado?
Imposto: O ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis é cobrado pela prefeitura local. É um imposto de competência do município, por isto o valor cobrado pode variar de um local para outro. Na cidade de Joinville se pratica o valor de 2% sob o valor do imóvel.
Em relação às taxas temos as cartoriais que são pagas quando é feito o registro do imóvel, e também as taxas cobradas pelas instituições financeiras para abertura, avaliação do imóvel e manutenção do contrato.